• siga o )feminal( no twitter
  • comunidade )feminal( no facebook
  • comunidade )feminal( no orkut

Sobre Salete Beatriz

dezembro 18th, 2017

Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

Salete Beatriz Roszkowski nasceu no dia 07 de agosto de 1962, em Porto Alegre. Reside na cidade de Eldorado do Sul e trabalha em Porto Alegre. Funcionária pública estadual exerce suas atividades profissionais na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, como assessora parlamentar.

Estudou o Curso Médio no Ginásio da Paz e a graduação em Administração na Universidade Luterana do Brasil -Ulbra.

É militante do Partido Democrático Trabalhista – PDT desde 1988. Exerceu vários cargos entre eles Secretária de Organização Nacional do PDT; e é Titular do Diretório Estadual e Nacional do PDT.

De 2012 a 2014 trabalhou na Secretaria de Polí­ticas para as Mulheres do Estado do Rio Grande do Sul. Assumiu o cargo de Diretora de Relações Internacionais na Secretaria.

Sempre ativa e se empenhando para conquistar espaços e exercer atividades que dignifiquem as mulheres foi Secretária Municipal de Saúde, de janeiro de 2000 a dezembro de 2002 e Diretora do Meio Ambiente de janeiro de 1990 a janeiro de 1994, ambas em Eldorado do Sul.

Salete foi Presidente da Ação da Mulher Trabalhista – AMT Estadual por 12 anos. Trabalhou pela expansão e conquista de novos espaços desenvolvendo as representações municipais da AMT a todos os lugares que pode alcançar. Tarefa árdua que exige diálogo e paciência, nessa sociedade patriarcal e machista que vivemos. A luta é diária e vigí­lia permanente. Mas Salete soube exercer esta atividade com altivez e ações estratégicas. Foi bem sucedida e todos quantos se aproximam a respeitam. Exerceu também o cargo de tesoureira nacional da Açãoda Mulher Trabalhista Nacional.

No dia 20 de junho de 2017, no Palácio Piratini, Salete tomou posse como Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, período 2017 a 2019, representando todas as mulheres da Ação da Mulher Trabalhista – AMT, bem como, representando a luta feminista de todas as mulheres do Estado do Rio Grande do Sul, independentemente de sua cor partidária, respeitando a diversidade que emana da sociedade.

Todas as pessoas presentes conhecem a trajetória da Salete, reconhecem seu trabalho e a respeitam. Por isso, agora, faremos uma pequena homenagem, mas antes, uma bem humorada análise do significado de seu nome.

Salete é um nome de origem Francesa. Nascida no castelo de Sales, Savóia, na França. Significa aquela que é devota. Sua personalidade irradia alegria e simpatia fazendo com que as conquistas ocorram naturalmente. É conservadora, idealista e romântica. Conservadora porque está sempre se sentindo bem em casa com a famí­lia, amigos ou em um relacionamento. Busca segurança, compreensão e afeto.

A sensibilidade de quem se chama Salete permite enxergar o real valor das coisas. É capaz de atuar de maneira autoritária, mas por que trabalha duro para atingir os objetivos que se propõe a realizar. É lí­der, organizada, perseverante e confiante, caracterí­sticas que têm de mais positivo de seu nome.

Considerando o segmento ativista que escolheu como luta, qual seja autonomia e conquista de direitos humanos das mulheres, Salete por vezes é vista como teimosa e impaciente, no entanto, são justamente estas caracterí­sticas que a tornam uma lí­der de sucesso.

O seu segundo nome Beatriz é de origem Hebraica que significa Bem-aventurada ou aquela que faz os outros felizes. Indica uma pessoa disposta, capaz de fazer piada com quase tudo, para alegrar-se ou dar nova luz aos ambientes que frequenta. Mas isso não impede que ela tenha um espí­rito crí­tico, capaz de distinguir com muita clareza o certo e o errado.

Beatriz costuma ser criativa e agir com felicidade para lidar com situações difí­ceis e na maioria das vezes, é extremamente otimista e desligada de coisas banais. A prioridade de quem se chama Beatriz é o amor e a famí­lia. Gosta de tranquilidade, harmonia e a beleza em seu redor. Busca sempre pessoas generosas e afetivas que lhe tragam coragem para afastar o fracasso.

Ser otimista, carismática e cheia de vitalidade são pontos positivos para quem se chama Beatriz.

Essa é a nossa homenageada, Salete Beatriz, uma pessoa dedicada à  causa da mulher e da coletividade.