• siga o )feminal( no twitter
  • comunidade )feminal( no facebook
  • comunidade )feminal( no orkut

Publicidade volta a ter importância na vida dos brasileiros

29 de abril de 2010

por Admir Gomes

Após um período obscuro, a publicidade mostra ter uma importância maior na vida dos brasileiros, conforme pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, realizada nos dias 8 e 9 e abril, durante a 7ª edição do encontro da ABAP, realizada na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Um dos resultados mais expressivos foi a de que imagem da publicidade e seus protagonistas estão em alta.

Segundo dados apurados por Meio & Mensagem, “mais de dois terços dos entrevistados afirmaram que a publicidade tem um papel relevante e positivo em suas vidas, assim como a maioria expressou admiração pelos profissionais da área. O resultado é considerado uma importante demonstração de que a classe conseguiu superar o trauma de cinco anos atrás quando o escândalo do Mensalão arranhou a imagem da categoria.

Graças à mobilização da Abap as agências reuniram-se na luta por uma melhor governança de toda a indústria da comunicação promovendo um recorde de inscrições no evento. Esse comportamento vem resgatando o valor da propaganda e o papel fundamental das agências como emuladoras no processo criativo de construção e posicionamento de marcas. Esta foi à conclusão a que chegou Luiz Lara, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade.

Com o tema principal “O futuro e a rentabilidade das agências”, a Ebap deste ano também apresentou os vencedores da primeira edição do prêmio Ícones que elegeu Roberto Civita, presidente do Grupo Abril; Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo; e Ruy Mesquita, diretor de opinião do jornal O Estado de São Paulo, conforme informou o M&M Online. Sócios de três dos principais grupos de comunicação brasileiros, eles foram escolhidos pelos associados da Abap como símbolos de inovação, conteúdo e liberdade. Os troféus foram entregues na noite do dia 8 de abril no Palácio Laranjeiras, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, durante o jantar de abertura do Ebap.

No dia seguinte, a homenagem foi pelos 30 anos do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) com a presença do atual presidente, Gilberto Leifert.