• siga o )feminal( no twitter
  • comunidade )feminal( no facebook
  • comunidade )feminal( no orkut

Academia Literária Feminina RS na IV Feira do Livro de Capão da Canoa

abril 7th, 2010

por Berenice Sica Lamas – Psicóloga e escritora

No sábado dia 3 de abril de 2010 um grupo de cinco acadêmicas esteve, a convite, participando de atividades na IV Feira do Livro do município de Capão da Canoa – “Literatura entre o mar e a lagoa”, cujo patrono era Alcy Cheuiche. Estava um lindo dia de calor, a claridade do sol inundando a praia, a praça e seus quiosques e as ruas da cidade. Céu azul. A Feira, organizada em grandes tendas para a ocasião, na Rua Pindorama, recebeu muitos visitantes neste dia, que passeavam entre as barracas coloridas com livros das livrarias e editoras. A área infantil muito enfatizada, crianças presentes.

Uma das acadêmicas – Teniza Spinelli – participou da sessão de autógrafos com sua obra “Museus literários no Brasil: historias, idéias e guias de acervo”, realizada nesta tarde, tendo sido prestigiada pelas demais colegas.

A presidente – Eloá Muniz – compartilhou da mesa redonda com a Academia dos Escritores do Litoral Norte, proferindo uma palestra sobre a ALF, apresentando recortes de sua historia, objetivos e metas, funcionamento, atividades a que se propõe as tradições versus a evolução da entidade, planos para 2010, rumo para se tornar um espaço cultural, acompanhada de um programa de PowerPoint no computador, com fotos e imagens ilustrativas. A palestrante realizou um comparativo entre a visita em 1950 que a então presidente Lidia Moschetti fez a Capão da Canoa então distrito de Osório e a visita atual destas cinco acadêmicas no momento presente – um período de 60 anos entre os dois eventos. Foi bastante importante este conhecimento/divulgação da Academia neste evento cultural, pois se aproxima mais de outras comunidades culturais, desmitificando uma imagem de distancia e fechamento. Foi um momento informal com conversa, perguntas e respostas descontraídas.

Foram doados quase 150 livros editados pela Academia, em pacotes de 5, 4 ou 3 exemplares para o publico presente, e para escolas ou entidades culturais do município. Também algumas acadêmicas trocaram obras pessoais com alguns membros da Academia do Litoral Norte. Deste grupo ocorreram também algumas doações de livros. Houve um intercambio cultural significativo, planos para futuros encontros e saraus. A acolhida a todo nosso grupo foi atenciosa e afetiva, fomos brindadas com camisetas do evento ao final e batidas fotos.

Antes da partida para Porto Alegre, confraternizamos com um café, bate papo agradável, troca de impressões. Forte temporal nos aguardava na free-way. Capão da Canoa está de parabéns, a ALF esta de parabéns. Abraço forte na Literatura.

“Sal da terra, o livro tem gosto de mar” (Alceu Cheuiche, patrono da Feira)