• siga o )feminal( no twitter
  • comunidade )feminal( no facebook
  • comunidade )feminal( no orkut

Em Gravataí o mando é das mulheres

16 de março de 2010

“Título de um antigo filme romano, Lá Matriarca, que no Brasil levou o nome de O Mando é das Mulheres”, hoje representa a realidade de uma das principais cidades da região metropolitana – Gravataí, que hoje tem quatro mulheres ocupando os mais altos postos dos poderes constituídos. A prefeito Rita Sanco, que é bem verdade se elegeu com os votos do deputado Daniel Bordignon, impedido que foi pela justiça eleitoral de concorrer ao cargo. Na Câmara de Vereadores é a Anabel Lorenzi que comanda o Legislativo, no judiciário é a juíza Evortiz Marques Fernandes. A mais recente posse se deu na OAB, na qual foi eleita como presidente a advogada Paula Barbosa Vargas.

Ela tomou posse no dia oito de março, no Dia Internacional da Mulher, e na ocasião elencou as suas metas para o biênio 2010/2012: “A valorização da classe, o combate ao aviltamento dos honorários, o fortalecimento das relações institucionais e a defesa das prerrogativas dos profissionais e de melhores condições de trabalho”, disse.

Na nova diretoria da subseção somente Paula Barbosa Vargas é mulher, sendo seus pares todos homens: Hercules Ramão Perrone (vice-presidente), Diego da Veiga Lima (secretário-geral), Stefano da Fonseca Barbosa (secretaria-geral adjunta) e Deivti Dimitrios Porto dos Santos (tesoureiro).

No Conselho Subseccional há equilíbrio entre os gêneros com três representantes cada um: Carlos Frederico Bazile da Silva, Silvana Brunetti Castilhos, Habia dos Santos Espíndola, Luis Fernando Ducatti, Maria Dorziria Gretes e José Carlos Ribeiro Garcia.